terça-feira, 7 de setembro de 2010

Horário eleitoral derruba emissoras no Ibope em agosto

A propaganda eleitoral faz o telespectador mudar para a TV paga ou para DVD.

O horário eleitoral prejudicou o desempenho das quatro principais redes em agosto. Globo, Record, SBT e Band tiveram queda no Ibope da Grande São Paulo em relação a julho.

Na média diária (das 7h à 0h), a Globo fechou agosto com 15,9 pontos (contra 16,3 em julho). A Record caiu de 7,6 para 7,2. O SBT foi de 5,6 para 5,3. A Band oscilou de 2,9 pontos em julho para 2,4. A Rede TV! se manteve em 1,7 ponto de média. O total de televisores ligados caiu de 43% para 42% _o mesmo patamar de janeiro, quando as pessoas costumam ver menos televisão, por causa do calor.

Na média do horário nobre (das 18h à 0h), o prejuízo da Globo foi menor. A emissora caiu apenas um décimo, de 25,5 pontos em julho para 25,4. O resultado se deve ao desempenho de suas novelas, principalmente Passione, que tem demonstrado “musculatura”: a audiência cresce até 20 pontos, dos minutos finais da propaganda política até o pico da trama de Silvio de Abreu.

A Record caiu no horário noturno de 10,3 pontos em julho para 9,6. O SBT foi de 6,2 para 6,0. A Band, que tinha 4,4 pontos em julho, desceu para 3,5. A Rede TV! conseguiu manter seus 3,2 pontos.

O número de televisores ligados entre 18h e meia noite foi de 59%, mesmo percentual de julho. Isso significa que as pessoas não estão desligando seus aparelhos na hora da propaganda política noturna. Elas apenas migram para canais pagos, DVD ou videogame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário