domingo, 31 de janeiro de 2010

SBT destruiu o formato de Solitáros!


Quando o SBT anunciou ter comprado e ir produzir um dos Realities Shows mais polêmicos da TV Mundial, Solitários, a expectativa em torno dessa produção foi muito grande, pois de fato é sucesso no mundo todo. Com uma fórmula ágil, em alguns momentos a impressão que se dá é de tortura dos participantes, o que se esperava era muito sucesso para a emissora. Não foi o que ocorreu.

Entre todos os Realities do Brasil, Solitários é o que tem menor audiência, girando em torno dos 8 pontos. Para uma super produção anunciada com pompa pela emissora que atualmente briga para retomar o segundo lugar de audiência e pelo horário de exibição, em pleno horário nobre, os números são quase fiascos.

Para quem comprou os direitos do formato isso pode soar estranho, afinal, Solitários, é sucesso no mundo inteiro, por que seria diferente justamente no Brasil em que o público é fissurado por Realities Shows? A resposta não é tão complexa como muitos podem imaginar, ao contrário, ela está clara e deveria ser vista com facilidade pelo SBT, o problema está na produção.

A direção do programa não captou a intenção do formato mundial e o que se vê na tela é um programa chato, arrastado e que não tem qualquer tipo de apelo, afastando o público que não se identifica com nenhum participante nem faz questão de acompanhar todo o histórico. Isso se deve também pela escolha dos participantes que não entendem estar num programa de TV e, por isso, precisam aproveitar a oportunidade. Todos os participantes limitam-se a ficar em cabines e dizer uma ou outra frase sem nexo e que não chama a atenção de ninguém.

Outro problema grave que colabora para que o programa não deslanche é a fragilidade das provas. Para um Reality que se propõe a quase torturar seus participantes, Solitários não empolga, pois as provas são quase todas bobocas e sem nada que tire alguma reação do público. Um programa não precisa sempre fazer o telespectador reagir de forma positiva, mas é preciso haver alguma reação, mesmo de nojo, asco, ódio e, neste programa, a única reação é a indiferença.

Mas o maior problema é mesmo a edição. O amadorismo com que é conduzida a edição de Solitários no SBT impressiona. Provavelmente a direção nunca lidou com nenhum tipo de programa semelhante e não se preparou suficientemente para encarar o trabalho. Edição arrastada, grandes saltos de acontecimentos, caracteres que tentam impressionar o público, mas que não funcionam formam o corpo fracassado do Reality. Não adianta escrever na tela que os participantes sofreram privações se as cenas não condizerem com isto. A escolha das cenas é muito infeliz, não se vê verdade no “desespero” de ninguém ali, tudo soa artificial, provavelmente por não apresentar o apelo correto junto ao telespectador.

A aquisição do SBT foi muito boa. Solitários é sucesso no mundo todo e tem tudo para deslanchar também no Brasil, mas se a emissora quiser realmente produzir um sucesso, é necessário modificar toda a estrutura do programa para uma segunda temporada, porque do jeito que está, não incomoda ninguém. Nem os participantes e muito menos a concorrência.

Fonte do Texto: TVXTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário