segunda-feira, 30 de novembro de 2009

“Uma Família da Pesada”: Rede Globo censura desenho exibido às três horas da madrugada!



Não é novidade que a Rede Globo faz cortes consideráveis em toda sua programação. Quando exibiu o filme “Todo Mundo em Pânico”, em “Tela Quente”, pelo menos três cenas com piadas sexuais foram limadas da produção, mesmo com classificação de “indicado para maiores de 14 anos”.

Com os desenhos animados não é diferente. Quando transmitiu os animês “Sakura Card Captos” e “Samurai X” o fato se repetiu. Com o primeiro, um episódio chegou a durar somente 15 minutos, já no segundo três episódios foram editados em apenas um.

Apesar de irritar os fãs de desenhos japoneses, os cortes podem ser justificados pelo horário em que as produções iam ao ar, pela manhã, nos programas infantis.

Mas o que justifica mudanças na dublagem, cortes de cenas e alterações visuais por computador em uma animação transmitida de madrugada?

O desenho “Uma Família da Pesada” está tendo seus episódios inéditos da oitava temporada transmitidos às 03 da madrugada de sábado para domingo, após o programa “Altas Horas”.
Com classificação de “indicado para maiores de 14 anos”, foi ao ar hoje (29) o episódio “O bebê não está a bordo” e todos os fatos relatados acima ocorreram.

Para começar a dublagem foi feita especialmente para a Rede Globo, pois ela não está presente nem na TV paga (canal FX) e nem nos DVDs do desenho. Várias falas com piadas de cunho sexual fora amenizadas, assim como todas as citações a marcas foram retiradas, acabando com a graça de boa parte delas. Assim Hustler virou “revista erótica” e DirecTV foi ‘traduzido’ como “TV à cabo”.

Pelo menos duas cenas foram cortadas pela edição da emissora. Uma delas causou polêmica por mostrar a “lua de mel de José” fracassada, pois Deus transava com sua mulher, Maria.

Por fim uma cena foi alterada digitalmente. Após brigar no trânsito com seu amigo Quagmare, Peter mostra para ele seu ‘dedo do meio’, que foi “chamuscado” pela edição da emissora carioca.
A pergunta que não quer calar é… Por que censurar um desenho animado exibido de madrugada, cujo principal objetivo é justamente as piadas de cunho sexual e religioso? Inexplicável…

Nenhum comentário:

Postar um comentário